TEORIA DA AUTO-DETERMINAÇÃO


A teoria da autodeterminação é das mais recentes, consistentes e reconhecidas teorias da motivação. Mas o que nos diz sobre a motivação?

A teoria da Autodeterminação teve origem no final do seculo XX por Deci e Ryan esta é talvez a teoria sobre a motivação mais válida e reconhecida depois da teoria de Maslow.

Esta teoria é o contrário das conceções anteriores de Motivação Extrínseca e Intrínseca que as separavam, tornando-as quase constructos independentes. Nesta teoria a motivação extrínseca e a motivação intrínseca constituem um mesmo continuum. Além de que divide a motivação extrínseca em 4 graus.


Continuum da Teoria da Autodeterminação:

A motivação - Falta de intencionalidade, competência e controlo.


Motivação Extrínseca

  • Externa - Obrigação externa. Procurar recompensas e evitar castigos.
  • Introjetada - Pressão interna. Evitar sentimentos negativos. Expectativas de auto-aprovação. Envolvimento para o ego.
  • Identificada - Valorização consciente. Importante pessoalmente. Identificação com os objetivos.
  • Integrada - Congruente com outras necessidades. Incorporado no self (faz parte da sua vida).


Motivação Intrínseca

  1. Interesse
  2. Prazer
  3. Divertimento
  4. Satisfação inerente
  5. Valorização consciente
  6. Importante pessoalmente

Segundo esta teoria existem 6 "níveis" de motivação, desde a motivação que corresponde à ausência total de motivação e intencionalidade até à motivação intrínseca, em que a atividade representa interesse, prazer, sendo importante pessoalmente.

Esta teoria também pressupõe três necessidades básicas centrais que quando satisfeitas é possível "interiorizar" a motivação:

Necessidade de Competência - Refere-se à necessidade de se sentir útil. De sabe "fazer". Mais do que o reconhecimento externo, reconhecer o valor de si mesmo através da competência.

Necessidade de Autonomia - Refere-se à liberdade de executar a atividade à sua "maneira" tendo em conta os seus valores, seguindo os seus princípios consoante o seu método.

Necessidade de Vínculo - Refere-se à necessidade de ter vínculos, relacionamentos significativos. Alguma pessoa ou pessoas que se importem para além da atividade.

Segundo esta teoria, além de não existir uma fronteira tão evidente entre a motivação intrínseca e extrínseca. Esta teoria defende também a possibilidade "intrínsecar" uma motivação extrínseca. Esta teoria afirma que satisfazendo as três necessidades básicas centrais irá aumentar ou interiorizar a motivação

© 2019 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora