TEORIA DA AUTO-DETERMINAÇÃO
A teoria da autodeterminação é das mais recentes, consistentes e reconhecidas teorias da motivação. Mas o que nos diz sobre a motivação?
A teoria da Autodeterminação teve origem no final do seculo XX por Deci e Ryan esta é talvez a teoria sobre a motivação mais válida e reconhecida depois da teoria de Maslow.
Esta teoria é o contrário das conceções anteriores de Motivação Extrínseca e Intrínseca que as separavam, tornando-as quase constructos independentes. Nesta teoria a motivação extrínseca e a motivação intrínseca constituem um mesmo continuum. Além de que divide a motivação extrínseca em 4 graus.

Continuum da Teoria da Autodeterminação:
A motivação - Falta de intencionalidade, competência e controlo.
Motivação Extrínseca
- Externa - Obrigação externa. Procurar recompensas e evitar castigos.
- Introjetada - Pressão interna. Evitar sentimentos negativos. Expectativas de auto-aprovação. Envolvimento para o ego.
- Identificada - Valorização consciente. Importante pessoalmente. Identificação com os objetivos.
- Integrada - Congruente com outras necessidades. Incorporado no self (faz parte da sua vida).
Motivação Intrínseca
- Interesse
- Prazer
- Divertimento
- Satisfação inerente
- Valorização consciente
- Importante pessoalmente
Segundo esta teoria existem 6 "níveis" de motivação, desde a motivação que corresponde à ausência total de motivação e intencionalidade até à motivação intrínseca, em que a atividade representa interesse, prazer, sendo importante pessoalmente.
Esta teoria também pressupõe três necessidades básicas centrais que quando satisfeitas é possível "interiorizar" a motivação:
Necessidade de Competência - Refere-se à necessidade de se sentir útil. De sabe "fazer". Mais do que o reconhecimento externo, reconhecer o valor de si mesmo através da competência.
Necessidade de Autonomia - Refere-se à liberdade de executar a atividade à sua "maneira" tendo em conta os seus valores, seguindo os seus princípios consoante o seu método.
Necessidade de Vínculo - Refere-se à necessidade de ter vínculos, relacionamentos significativos. Alguma pessoa ou pessoas que se importem para além da atividade.
Segundo esta teoria, além de não existir uma fronteira tão evidente entre a motivação intrínseca e extrínseca. Esta teoria defende também a possibilidade "intrínsecar" uma motivação extrínseca. Esta teoria afirma que satisfazendo as três necessidades básicas centrais irá aumentar ou interiorizar a motivação