REGRAS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

Desenvolvimento cognitivo, orientação espacial e coordenação motora

O desenvolvimento cognitivo de uma criança diz respeito à sua capacidade de processar informações. Ele está relacionado com as habilidades cerebrais e neurais e pode ser resumido como um processo em que as pessoas absorvem conhecimento e aprendem aspectos importantes da vida.

A capacidade de orientação espacial, por sua vez, pode ser percebida com o desenvolvimento cognitivo. Ela está presente sempre que o bebê ou a criança toma conhecimento do próprio corpo no decorrer do seu crescimento.

Por fim, a coordenação motora contribui para a evolução nas duas etapas anteriormente explicadas.

1 mês

Até completar um mês de vida, as principais ações motoras de um bebê são meramente reflexos. Apesar disso, eles são capazes de iniciar o controle de algumas ações, como a sucção.

Os bebês com menos de um mês não são capazes de coordenar as informações provenientes de diferentes sentidos, ou seja, eles só conseguem prestar atenção a uma ação de cada vez. Outra inabilidade da idade é que eles não conseguem pegar o que estão olhando.

1 a 4 meses

Até os quatro meses as ações exploratórias de um bebê ainda são muito voltadas para o próprio corpo. É comum que eles se distraiam com as suas próprias mãozinhas, por exemplo.

Esse período é marcado pela repetição de atividades prazerosas, ou seja, se eles descobrem algo de que gostam, vão fazer de novo. Um exemplo disso é sugar os dedos. Eles também iniciam a tentativa de agarrar objetos.

4 a 8 meses

O próprio corpo deixa de ser o principal foco do bebê, que começa a prestar mais atenção ao ambiente. Entre os 4 e 8 meses, aumenta o interesse por objetos, e eles começam a explorar as suas ações, como balançar um chocalho.

Nessa etapa, se inicia a aprendizagem por tentativa e erro, e o sentido mais utilizado para nortear as ações do bebê é a visão. Somando a isso, ele também começa a fazer suas primeiras imitações.

Outra marcante característica desenvolvida nessa idade é o início da aprendizagem do conceito objeto permanência. Quando um bebê é muito novo e algum objeto sai da sua visão, ele simplesmente acha que aquele brinquedo não existe mais. A capacidade de entender que o objeto ainda existe, mas não está visível a ele, só começa entre os 4 e 8 meses.

8 a 12 meses

Entre os 8 e 12 meses, os bebês já são capazes de resolver seus problemas baseados em experiências passadas. Além disso, conseguem combinar duas ações para conseguir aquilo que querem. Nessa idade o comportamento passa a ser mais intencional e orientado a objetivos. Eles conseguem antecipar acontecimentos, imitar comportamentos e aprimorar o conceito de objeto permanência.

12 a 18 meses

Ao completar um ano de vida, a criança passa a ser ativa e experimentar tudo o que pode. Eles são muito curiosos e buscam constantemente explorar coisas novas. A caminhada independente auxilia nesse processo.

Nessa fase, é comum também os bebês variarem as maneiras de brincar com os objetos. Eles buscam sempre descobrir qual é a melhor forma de funcionamento de cada brinquedo.

Além disso, essa época é marcada pela constante imitação, tanto de gestos motores como de ações cognitivas. Ao final dos 18 meses de vida, o conceito de objeto permanência está finalmente estabelecido, e o bebê já é capaz de compreender quando um adulto brinca de esconder brinquedos, por exemplo.

Desenvolvimento social e de linguagem

A linguagem é a forma mais usual de socialização e comunicação. A sua expressão se dá, principalmente, por meio dos sons e da fala. Desde o primeiro ano de vida, os bebês são capazes de se expressar pela linguagem. Confira as etapas do desenvolvimento dessa habilidade.

1 mês

No primeiro mês, a principal forma de expressão da linguagem é o choro. Nessa idade, o bebê já tem a capacidade de discriminar os sons da fala humana.

2 meses

Com dois meses, ele começa a sorrir e consegue fazer variações nos sons. Outra importante conquista nessa fase é conseguir perceber a diferença entre os sons de várias letras.

6 a 9 meses

O balbucio marca o segundo semestre de vida.

9 a 10 meses

Quando atingem os 9 meses, os bebês passam a utilizar a linguagem gestual para se comunicar. Além disso, os balbucios se tornam mais parecidos com os sons da linguagem que eles escutam.

12 a 13 meses

Normalmente, ao completar um ano de vida, os bebês falam a sua primeira palavra, que pode ser qualquer som que tenha algum significado.

18 meses

Com um ano e seis meses, as crianças têm um vocabulário de, em média, 30 palavras.

16 a 24 meses

Nessa etapa da vida de uma criança, ocorre o que se pode chamar de explosão de palavras. É nesse momento que ela muito o seu vocabulário.

Em média, aos 16 meses, eles conhecem 50 palavras; ao completar 24 meses, esse número pula para 320.

Vídeo retirado do canal de youtube "babypediatria"


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