PERÍODOS CRÍTICOS

Os primeiros eventos da vida humana podem exercer uma influência poderosa no desenvolvimento comportamental. Pesquisas mostram que a experiência, ou seja, as relações com o ambiente que  os bebes e as crianças têm nos primeiros anos afetam fortemente o seu desenvolvimento futuro. As muitas funções do cérebro não se desenvolvem ao mesmo tempo, nem os padrões de desenvolvimento seguem o mesmo período de tempo. Os fundamentos de muitas dessas habilidades, no entanto, são construídos durante os primeiros anos.

A noção de período critico tem um significado muito especial para todos aqueles que atuam na modificação de comportamentos. O conceito de período critico engloba o período de tempo em que um certo processo é afetado irreversivelmente e está relacionado com a aquisição de aspetos relacionados com a biologia, ou seja, mudanças ao nível do crescimento, maturação e desenvolvimento.

Daí pode-se afirmar que dentro dos padrões normais de vida familiar e escolar, o ambiente apresenta todos os estímulos suficientes e necessários para o bom desenvolvimento do cérebro de uma criança. 

Um ser humano que não adquira um dado  processo/competência/comportamento no período de tempo estabelecido para a sua obtenção, poderá aprendê-lo, mas nunca com a mesma eficácia ficando sempre com sequelas e em défice em relação a uma pessoa que a assimile na altura devida.

Em síntese, é nos períodos críticos/sensíveis que o ser humano está mais suscetível às influências do meio e, por isso, é nestas alturas que devem ocorrer estimulações para que se verifique um desenvolvimento normal.

A figura seguinte representa o modelo de fases sensíveis. As zonas sombreadas representam o período sensível  no desenvolvimento de cada capacidade, as zonas mais elevadas representam o período de maior susceptibilidade às influências de treino.

© 2019 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora