DESENVOLVIMENTO DA VISÃO E A PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE

Desenvolvimento da Visão e a Percepção de Profundidade

Quando nascemos, os nossos sentidos ainda não se encontram totalmente desenvolvidos. A visão do bebé vai-se desenvolvendo e aperfeiçoando após o nascimento e durante os seus primeiros meses de vida.

Ainda que o tacto, o olfacto, o paladar e a audição sejam os primeiros contactos do bebé com o mundo e as pessoas que o rodeiam, a visão é também muito importante para a sua tomada de consciência em relação ao espaço e à interacção com os outros.

Como será que os bebés vêem quando nascem? Será que distinguem cores e perspectivas? Mostramos-lhe a visão dos recém-nascidos nos primeiros meses e a sua evolução nos principais indicadores:

FOCO DA VISÃO

Apesar de conseguirem ver desde o momento em que abrem os olhos, a visão inicial dos bebés é turva e desfocada. Não conseguem fixar a sua visão ou manter contacto visual durante os primeiros tempos, pois não distinguem ainda bem as pessoas e os objectos do seu raio de visão.

INVERSÃO DA VISÃO

Acredita-se que os recém-nascidos vejam o mundo ao contrário durante os primeiros dias de vida, por as imagens chegarem primeiro ao cérebro de cabeça para baixo. O cérebro de um bebé não está ainda preparado para virar automaticamente as imagens captadas pelo olhar, pelo que esta visão invertida é uma possibilidade, no entanto ainda não comprovada.

DISTINÇÃO DE CORES

Os bebés conseguem distinguir o escuro e o claro desde a barriga da mãe e quando nascem vêem desde logo as cores correctas, mas não as conseguem diferenciar. O primeiro mês é de aprendizagem - e não admira que as cores mais fortes e contrastantes chamem mais a atenção dos recém-nascidos, em particular o branco e o preto.

Ao longo do segundo e do terceiro mês, começam a distinguir melhor as cores. O vermelho é das primeiras cores identificadas, sendo que depois o bebé começará a descobrir o laranja, o verde, o azul e o rosa. Ao fim de seis meses de vida, terá já uma percepção muito precisa da cor.

SENSIBILIDADE À LUZ

Até aos três meses, o bebé não tem uma grande sensibilidade à luz, apesar de conseguir ver claramente a escuridão e a claridade. A partir dos três meses, torna-se mais sensível à luminosidade.

PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE

Só aos quatro ou cinco meses é que o bebé ganha a capacidade de entender a profundidade e tridimensionalidade do espaço. Juntos, os olhos já conseguem distinguir a posição e a perspectiva dos vários objectos, bem como a proximidade ou distância dos mesmos.

RECONHECIMENTO DE OBJECTOS E PESSOAS

Antes dos quatro meses, o cérebro do recém-nascido não consegue ainda distinguir os tamanhos, formatos e posições dos objectos. Por isso é a partir deste momento crucial na visão e no crescimento do bebé que começa também a querer agarrar a apontar para o que a sua visão fixa.

Ao reconhecer os objectos apenas ao ver uma parte dos mesmos, o bebé ganha uma maior sensibilidade e começa a ter curiosidade sobre as coisas que o rodeiam, o que o leva, a partir dos sete meses, a questionar-se sobre o que vê.

Depois dos dez meses, consegue já procurar as pessoas ou coisas favoritas quando estas se encontram fora da sua vista.

A visão continua a desenvolver-se pelo menos até aos dois anos, embora após o primeiro ano de vida o bebé já tenha apreendida a maioria das capacidades visuais. É assim que, aos poucos, os bebés começam a saber utilizar a informação visual que os olhos enviam para o cérebro e a entender o mundo que os rodeia.

© 2019 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora