INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
AS 9 INTELIGÊNCIAS
Há muitos anos que o homem questiona-se sobre o que é a inteligência e como se mede.
Muitas das vezes a inteligência, à semelhança de outras capacidades superiores, eram atribuídas a Deus ou a Deuses. Hoje sabemos que a origem é multifatorial, sendo resultado de uma combinação de inúmeros fatores, que interagem entre si.
A Inteligência pode ser definida como uma habilidade cognitiva superior, como um comportamento adaptativo orientado por objetivos ou a capacidade de aprender novos conhecimentos através de uma reorganização da informação adquirida.
Alfredo Binet foi o pioneiro na utilização dos testes de inteligência para categorizar os indivíduos, de forma a prever se seriam capazes ou incapazes de realizar determinadas tarefas com eficiência. Porém, o que ele não contava é que em vez de uma existissem várias inteligências.
Em 1985, o psicólogo Howard Gardner, revela a Teoria das Múltiplas Inteligências, propondo a existência de 7 inteligências distintas. Mais tarde acrescentou mais 2 inteligências à sua teoria. Totalizando em 9 o número de inteligências.
Inteligência Lógica - Matemática - Facilidade em fazer cálculos, encontrar padrões, ordem ou sequências. É a inteligência característica de cientistas e matemáticos. Esta era a inteligência testada por Binet no início dos testes de inteligência.
Inteligência Linguística - Sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras. Capacidade de comunicar, facilidade em transmitir ideias e de argumentar. Capacidade de improvisar e contar histórias.
Inteligência Musical - Capacidade para discernir sons, de apreciar, compor ou reproduzir música. Sensibilidade para componentes musicais, como o timbre e texturas. Os compositores e músicos possuem elevada inteligência musical.
Inteligência Espacial - Capacidade para perceber o mundo visual e espacial. Facilidade de perceber formas, distâncias, de forma a manipular formas ou objetos, mentalmente ou fisicamente, conseguindo inferir os seus movimentos e posições.
Inteligência Cinestésica - Capacidade de coordenação grossa ou fina do corpo, em função de desportos, artes plásticas ou cénicas, que pressupõem um conjunto harmonioso de movimentos corporais precisos.
Inteligência Interpessoal - Capacidade de entender as emoções, sentimentos, motivações e desejos das outras pessoas. Inteligência típica dos psicólogos, professores e políticos. Associada à empatia, à capacidade de perceber as outras pessoas.
Inteligência Intrapessoal - Capacidade de compreender, gerir e descriminar os próprios sentimentos e emoções. Aproveitando essa compreensão para a resolução dos seus próprios problemas.
Inteligência Naturalista - É a capacidade de reconhecer e classificar as espécies e organismos animais ou plantas e interagir com eles. É a inteligência envolvida em causas ecológicas. Inteligência típica dos zoólogos, biólogos, ambientalistas, etc.
Inteligência Existencialista - A mais recente das inteligências propostas, implica consciência de si no universo. Capacidade de ver o todo, mais que a soma das partes, capacidade de sermos nós próprios e estarmos bem connosco próprios e com o mundo. Saber quem é, de onde vem e para onde vai. Típica de pessoas como o Dalai Lama.