ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE NO DESPORTO

O desenvolvimento humano inicia logo desde quando o bebé já tem seus primeiros sentidos "ativados". A partir desde momento vive numa constante evolução, onde é na fase da infância que desenvolverá a sua consciência corporal de forma mais intensa. É nesta evolução da consciência corporal onde entra o desporto na infância, sendo este um marco na vida de qualquer criança.

O desporto para a criança é normalmente uma relação entre jogos e lazer, entre os quais entra o treinador que não deverá interferir no desenvolvimento corporal, intelectual e emocional da criança.

Neste contexto, acabam por ocorrer muitas inversões de objetivos quando ocorre a iniciação desportiva. Muitas vezes acabam por ter como prioridade os objetivos dos treinadores, e por fim os interesses das crianças, sendo esta realidade prejudicial à criança podendo surgir a especialização precoce no desporto.

Então o que é a especialização precoce?

Se um atleta vê antecipado o processo de especialização numa qualquer modalidade, sendo levado a fazer treinos mais duros, executar tarefas mais complexas para as quais não está preparado e fica sujeito a pressão excessiva, está-se, muitas vezes, perante uma situação de especialização precoce.

Este fenómeno desportivo acaba por acontecer em alturas em que todos tentam ser melhores, tornando-se num efeito bastante comum no desporto. Muitas vezes, são os próprios atletas que aceleram o seu desenvolvimento para atingir certas conquistas. Mas isso pode ter várias consequências.

Aspetos negativos

Há vários autores que defendem que esta especialização traz benefícios para a criança: proporciona o desenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança e desenvolve também a autoconfiança e o comportamento social da mesma. Mas será que estes aspetos positivos superam os negativos?

Com a especialização precoce, o atleta vai ser sujeito a um aumento da exigência e complexidade do treino que não está adequada à sua idade ou desenvolvimento dentro da modalidade. Isso colocará o atleta num outro patamar em relação aos colegas, mas traz diversas consequências negativas, como:

  • Lesões
  • Desgaste físico, emocional e psicológico
  • Incapacidade funcional e cognitiva
  • Abandono escolar
  • E abandono precoce da prática desportiva

PODE LEVAR AO ABANDONO DA MODALIDADE?

Depois de vários estudos efetuados comprovou-se que a especialização precoce é, muitas vezes, relacionada ao abandono precoce da prática desportiva. Nestes casos, ou o atleta abandona a modalidade mas continua a praticar desporto numa modalidade diferente, ou acaba por abandonar completamente o desporto e a atividade desportiva.

O treinador assume muitas vezes um papel importante nesta questão. Ele deve respeitar as etapas de formação dos atletas e fazer treinos adaptados ao seu nível, respeitando os seus limites físicos, psicológicos e cognitivos.
Mas nem sempre a especialização precoce é responsabilidade apenas do treinador. Os pais, muitas vezes na procura de resultados, incentivam os filhos a treinar em casa e ir além das suas capacidades. Ou o próprio atleta tenta exceder-se fugindo aos limites impostos pelo treinador.


Para finalizar, acreditamos que o desporto de forma geral traz inúmeros benefícios para qualquer indivíduo, contudo devem ser respeitadas as fases de evolução do mesmo, principalmente as crianças que estão em processo de evolução corporal, intelectual e comportamental.

É necessário um cuidado acrescido para que não ocorra uma aprendizagem motora limitada, pois a criança deve ter uma evolução corporal e cognitiva o mais ampla possível.

Uma vez que as crianças não possuem uma personalidade formada, cabe aos pais a sensibilidade de não sobrecarregar as crianças (estas em processo de evolução), ensinando que muitas vezes os fracassos se irão sobressair.

Concluímos que é importante haver cada vez mais estudos sobre este assunto, juntamente com a sensibilização das pessoas envolvidas no desporto que a especialização precoce não é nem deverá ser uma constante na prática desportiva. A partir deste momento acreditamos que o desporto trará mais benefícios do que já traz para as crianças que o praticam.

© 2019 Worlds Collide. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora